Avalie este Produto

Os purificadores são fabricados por diversas empresas, com diferentes características, tamanhos e modelos. Além disso, o funcionamento interno também pode mudar bastante, como é o caso do sistema de refrigeração, que pode funcionar por meio de compressores ou placas eletrônicas e que tem influência direta no consumo de energia e capacidade de refrigeração.

Este artigo tem o intuito de mostrar um pouco as diferenças entre o purificador a compressor e a placa eletrônica.

Purificador de Água com Compressor

Os purificadores que gelam a água com compressor são os mais comuns encontrados no mercado. Eles utilizam um gás refrigerante que não agride a camada de ozônio, como acontecia antigamente.

Os equipamentos a compressor são mais eficientes para gelar a água, podendo chegar a 50 litros de água refrigerada por dia. Por este motivo, eles são mais recomendados para grande famílias ou locais com um grande volume de pessoas transitando diariamente.

Além disso, ele também acaba sendo mais econômico se comparado aos aparelhos refrigerados por placa eletrônica, pois o compressor trabalha com folga.

Refrigeração da água por placa eletrônica

Os purificadores que refrigeram a água por meio de placa eletrônica tem a vantagem de ser mais econômica, desde que o consumo de água diário não seja muito grande.

Neste caso a refrigeração é feita utilizando pastilhas termoelétricas utilizando um efeito chamado Peltier, onde os elétrons são transferidos de um lado para o outro, onde a placa refrigera de um lado, enquanto que aquece o outro. O calor que é gerado no processo, e transferido para o ambiente por meio de dissipadores e ventoinhas.

Como ele não utiliza nenhuma parte mecânica para refrigerar a água, a economia de energia pode ser de até 40%, desde que o consumo de água não seja muito grande.

Purificadores de água com placa eletrônica mais robustos chegam a gelar até 20 litros de água por dia.

Conclusões
Para a maioria dos casos, os purificadores com compressor são os mais indicados, pois atendem um bom volume de pessoas e se torna mais econômico. Mas se você mora sozinho e o seu consumo é muito baixo, o purificador de placa eletrônica pode ser o mais recomendável.

Aqui no Filtro Soft todos os purificadores de água gelada utilizam compressor. Confira nosso catálogo de purificadores e entre em contato para comprar o seu purificador ideal para você. Atendemos em toda região de Salvador, Camaçari, Vilas do Atlântico, Praia do Forte e Lauro de Freitas. Dividimos em até 6 vezes sem juros.